Obituário: publicitário, educadora paraibana, bispo emérito, atriz brasileira e jornalista maranhense  

Publicado em: 10/08/2020 às 01:20
Foto

# 8/8/2020 – Bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), Dom Pedro Casaldáliga morreu aos 92 anos. Ele estava internado em Batatais (SP). O religioso ficou conhecido por suas posições políticas e pelo trabalho pastoral ligado a causas como a defesa de direitos dos povos indígenas e o combate à violência dos conflitos agrários. Nascido em 16 de fevereiro de 1928 em Balsareny, na província de Barcelona, mudou-se da Espanha para o Brasil aos 40 anos. Veio como missionário, para trabalhar em São Félix do Araguaia. Pertencente à congregação dos missionários claretianos, foi o primeiro bispo da Prelazia do município – a nomeação, em 1971, partiu do Papal Paulo VI. Dom Pedro Casaldáliga ocupou o ofício até 2005, quando renunciou. Já nos primeiros anos no Brasil, Casaldáliga envolveu-se, ao lado de outros padres espanhóis, na defesa de povos indígenas, ameaçados pela violência dos conflitos agrários e pela expansão dos latifúndios na região.

# 8/8/2020 – Atriz Chica Xavier, conhecida por papéis marcantes em novelas como ‘Sinhá Moça’ e ‘Renascer’, morreu aos 88 anos, vítima de câncer de pulmão. Ela estava internada no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e tinha câncer. Nascida na cidade de Salvador, Francisca Xavier Queiroz de Jesus consagrou-se como atriz de teatro, cinema e tevê ao longo de uma carreira de mais de 60 anos. Destacou-se como um dos maiores símbolos da representatividade negra na arte brasileira.

# 8/8/2020 – Morreu em Campina Grande a empresária e educadora Socorro Farias. Ela era proprietária do Colégio Regina Coeli, localizado às margens do Açude Velho, mas que deixou de funcionar há mais de uma década. Socorro estava internada na Clínica Santa Clara e foi vítima da covid-19. A escola marcou época na rede privada de ensino de Campina Grande pela qualidade do ensino.

# 8/8/2020 – Morreu Ênio Mainardi, pai do jornalista Diogo Mainardi, de O Antagonista. Ênio era publicitário, escritor e jornalista Enio. Tinha 85 anos. Ele tinha câncer, foi infectado pelo novo coronavírus e morreu de covid-19.

# 8/8/2020 – Morreu em seu apartamento em Copacabana, no Rio de Janeiro, aos 82 anos, o jornalista Napoleão Saboia (na foto). Maranhense, tendo iniciado sua carreira no jornal O Imparcial, “Napô”, como era conhecido entre os amigos, foi por cerca de 20 anos correspondente em Paris do Estadão e do Jornal da Tarde, cobrindo predominantemente a área cultural. Conhecido e amigo do hoje senador José Sarney, ele foi da equipe da assessoria presidencial durante o seu governo, entre 1985 e 1990. No final do ano passado, Napoleão esteve em São Paulo para lançar seu livro ‘Senhor da Festa’, onde conta histórias bem-humoradas de sua vida entre Maranhão, São Paulo e Paris – a literatura, em geral, era um de seus temas constantes.



Fonte: Espaço PB – Jorge Rezende – Foto: Divulgação – contato@espacopb.com.br

Comentários: